
Bem, na verdade, esse não é o nome dele. Estamos falando de um estudante do ensino médio da Terra, mais especificamente de Hill Valley, Califórnia, que, assim como qualquer outro adolescente, quer estar em uma banda famosa. Ele namora Jennifer Parker, claramente não sabe a diferença entre Star Wars e Star Trek, diz "pesado" (heavy) muitas vezes, é amigo de um cientista maluco e, ao contrário de qualquer outro adolescente, ele é do futuro! Ou às vezes do passado! Você sabe quem ele é?
Se você sabe a diferença entre Star Wars e Star Trek, provavelmente sabe de quem estamos falando: McFly! Não, não a banda britânica de pop rock (acho que ele é parte de uma banda famosa afinal), mas o personagem principal de uma das franquias mais populares do mundo: Marty McFly de De Volta Para o Futuro!
Suba em seus hoverboards e venha conosco em uma jornada através do tempo, da mídia e das gerações para conhecer este personagem icônico e amado.
Grande Scott!
Em 1985, o cientista Doc Brown mostra ao seu amigo Marty McFly uma máquina do tempo que ele construiu a partir de um DeLorean movido a plutônio. No entanto, em meio à demonstração, terroristas líbios atacam Doc pelo plutônio, que acaba sendo baleado, e Marty escapa acidentalmente viajando de volta para 1955. Lá, ele interrompe o encontro de seus pais, fazendo com que sua mãe, Lorraine, se apaixone por ele.
Para acertar as coisas, Marty busca a ajuda do Doc mais jovem e tenta fazer com que seu pai, George McFly, convide Lorraine para o baile da escola. Ele elabora um plano para salvar Lorraine de Biff, o valentão da escola, que frequentemente atormenta George. Durante o baile, George finalmente enfrenta Biff, e ele e Lorraine compartilham seu primeiro beijo.
Marty então retorna a 1985, onde descobre que suas ações melhoraram o futuro de sua família: George é um romancista de sucesso, e Biff agora trabalha para ele. Marty também descobre que Doc sobreviveu ao ataque usando um colete à prova de balas, graças ao seu aviso.
Você é a cara do seu futuro filho
Doc leva Marty e Jennifer para o futuro, em 2015, para ajudar seus filhos, mas o DeLorean é visto por Biff ao partir. No futuro, Marty Jr. enfrenta prisão devido ao envolvimento com Griff, neto de Biff. Marty se disfarça de seu filho para evitar problemas, e após uma perseguição de hoverboard, Griff e sua gangue são presos.
Sem o conhecimento deles, o Biff mais velho rouba o DeLorean e viaja de volta para 1955, onde entrega a seu eu mais jovem um almanaque esportivo para usar em apostas. Quando Marty retorna a 1985, ele encontra uma Hill Valley distópica onde Biff é rico, corrupto e se casou com Lorraine após assassinar o pai de Marty.
Marty e Doc Brown viajam de volta para 1955 para recuperar o almanaque de Biff. No baile da escola, Marty consegue o almanaque de volta. No entanto, quando um raio atinge o DeLorean, Doc é enviado de volta para 1885, deixando Marty preso. Ele encontra uma carta de Doc de 1885, informando-o sobre a viagem no tempo, levando Marty a procurar ajuda da versão de 1955 do Doc Brown.
Eastwood, Clint Eastwood
Marty encontra o Doc Brown de 1955 e conta a ele sobre os eventos que levariam à futura morte de Doc. Eles descobrem o DeLorean escondido em um poço de mina, junto com uma lápide revelando que Doc foi morto por Buford "Mad Dog" Tannen pouco depois de escrever uma carta. Determinado a salvá-lo, Marty viaja de volta para 1885, esconde o DeLorean e conhece seus ancestrais. Em 1885, Doc se tornou um ferreiro. Marty encontra Mad Dog e é quase enforcado, mas é resgatado por Doc.
Os dois elaboram um plano para fazer o DeLorean atingir 88 mph para retornar a 1985 e evitar a morte de Doc. Durante esse tempo, Doc se apaixona por Clara Clayton. Em um festival, Marty concorda em um confronto com Mad Dog no dia em que deveria partir. Depois de derrotar Mad Dog, Marty e Doc executam seu plano para impulsionar o DeLorean sobre um barranco usando uma locomotiva a vapor.
No final, Doc decide ficar em 1885 com Clara, enquanto Marty retorna a 1985. O DeLorean é destruído por um trem ao chegar, mas Marty escapa. Depois de evitar uma corrida de rua, ele se reencontra com Jennifer e, enquanto reflete sobre os destroços do DeLorean, Doc chega em uma nova máquina do tempo movida a vapor com Clara e seus filhos, com a citação perfeita e clichê para terminar a série perfeita: "Ei Doc, para onde você vai agora? De Volta Para o Futuro?" "Já estive lá!".
Estátua Doc Brown - Back to the Future - Art Scale 1/10 - Iron Studios
Arrume umas roupas… Algo discreto
A trajetória de Marty McFly é repleta de grandes aventuras, desafios ainda maiores, tiradas engraçadas e, claro, moda atemporal. Viajar para frente e para trás em diferentes períodos significa ter um guarda-roupa completo. Roupas que não chamem muita atenção para o fato de que ele não é daquela época... Ou algo assim.
Seus figurinos se tornaram ícones não apenas dos filmes, mas também da década, até influenciando coleções futuras, como o inesquecível e fictício tênis Nike MAG (Magnetic Anti Gravity) de De Volta Para o Futuro II, que a Nike lançou em uma edição limitada em 2008 de tênis inspirados (infelizmente, não com cadarço automático).
Ou o que Biff chamou de "aquele disfarce estúpido" de De Volta Para o Futuro I, onde Marty usava um chapéu fedora de feltro preto (à la Frank Sinatra), uma jaqueta de couro preta e óculos Ray-Ban escuros (muito parecido com Marlon Brando) para (tentar) incorporar os anos cinquenta.
Além disso, você sabia que eles usavam tênis Nike com chapéus de cowboy e botas em 1885?
Durante o Halloween, se você vir alguém vestindo calça e camisa jeans com um colete puffer laranja olhando para o relógio, ou uma jaqueta autoajustável com uma das mangas mais longa que a outra e um boné de beisebol holográfico, você não precisa adivinhar o personagem que estão retratando.
O homem por trás do colete
Nosso protagonista viajante no tempo favorito não seria o que é hoje se não fosse por um homem. Ou mais.
A primeira escolha de Robert Zemeckis para interpretar Marty McFly sempre foi Michael J. Fox. No entanto, na época, Fox estava trabalhando em uma sitcom chamada Family Ties e não seria liberado. Então, eles passaram pelo processo de seleção típico, com estrelas como John Cusack, Charlie Sheen, Ralph Macchio e até Johnny Depp fazendo testes sem sucesso para o papel. Isso, até que encontraram Eric Stoltz.
Ainda há fotos e cenas que você pode encontrar online com Stoltz interpretando McFly. Embora a semelhança com Fox na época fosse impressionante, Stoltz realmente não tinha a abordagem cômica que Zemeckis estava procurando.
Porque se você se empenha, pode conseguir qualquer coisa. Zemeckis voltou para Family Ties e desta vez eles deixaram Fox ler o roteiro. Ele adorou, e o cocriador do programa o deixou fazer o filme com a condição de que a programação de Family Ties permanecesse ininterrupta.
Herdando a ética de trabalho de sua mãe, que também era atriz, Michael J. Fox trabalhou em ambos os projetos simultaneamente, o que resultou em membros da equipe às vezes tendo que carregá-lo para a cama no final das filmagens porque ele estava exausto. Parece que nosso Marty é um herói corajoso, tanto na tela quanto fora dela.
Durante uma reunião de elenco em 2010, Fox relembrou a época em que estava em uma selva remota no Butão, sul da Ásia, quando um grupo de monges budistas passou por ele e gritou "Marty McFly!".
A trilogia o levou a um sucesso merecido, e nos deu a oportunidade, ou melhor, o privilégio, de desfrutar de sua atuação de alto nível antes que ele fosse diagnosticado com a doença de Parkinson e fosse forçado a reduzir seu trabalho de ator.
Ninguém me chama de galinha!
Marty McFly é um adolescente comum: gosta de tocar guitarra, sonha em ser uma estrela do rock, anda de skate de forma perigosa, tem excelente pontaria devido a videogames e já foi chamado de preguiçoso uma ou duas vezes pelo diretor da escola. Ele também é um pouco esquentado, mas aprende sua lição quando recusa uma corrida de carro de rua que poderia ter custado sua vida.
O que faz Marty McFly se destacar, além de ser brilhantemente interpretado por Michael J. Fox, é sua determinação, senso de humor e justiça, adaptabilidade às diversas e inesperadas situações que lhe são impostas, e não faz mal ter um amigo em diferentes tempos e lugares.
Assim como Marty, a Iron Studios não apenas se adaptou ao mercado de action figures, mas evoluiu ainda mais, trazendo para sua casa estátuas de última geração para homenagear seus mundos ficcionais favoritos.
Desta vez, você não precisa de um capacitor de fluxo para trazer a história para sua prateleira. Ah, e mais uma coisa, se vocês tiverem filhos e um deles, quando tiver oito anos, acidentalmente atear fogo no tapete da sala, peguem leve com ele, tá?